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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Taihenjutsu (Arte de mudar o corpo)




A primeira coisa para um artista marcial é o re-condicionamento do seu corpo e de sua forma de se movimentar. Esse condicionamento deve fortalecer o corpo, e ao mesmo tempo, torná-lo mais flexível. Refiro-me a um “re”-condicionamento pelo fato do corpo ser condicionado durante toda a vida a partir dos hábitos que cada um mantém. No Ninjutsu a flexibilidade assume um papel mais importante que nos esportes marciais onde se prima pela força, entretanto, isso não significa que a força deve ser negligenciada. Muito pelo contrário, Takamatsu Sensei afirmava que existem três coisas nas artes marciais: o poder do corpo, o aprender das técnicas e o poder do espírito. O corpo deve ser semelhante ao bambu que é firme e flexível ao mesmo tempo. Para isso há vários exercícios que visão fortalecer a musculatura e aumentar a flexibilidade dos tendões. Mas o poder do corpo implica em mais que firmeza e flexibilidade, o corpo deve ser condicionado a se adaptar de forma precisa a qualquer situação. É também vital para uma arte de sobrevivência não permitir que o oponente perceba nosso treinamento marcial.

Para realizar tudo isso isso, uma das primeiras coisas a ser treinada no Taijutsu (técnica do corpo) é o Taijhenjutsu. Se considerarmos o Junan Taisso (condicionamento do corpo) como parte do Taihen, temos ainda o treinamento de:
1. Ukemi (receber), que envolve esquivas, quedas, rolamentos e defesas. No treino de Ukemi se busca desenvolver a habilidade do corpo receber golpes e quedas sem ser lesionado.
2. Shiho Ten Chi Tobi, que se refere a saltar em todas as direções, saltar para o alto e saltar para o chão.
3. Shoten no Jutsu (Correr aos céus), que envolve subir correndo superfícies íngremes até poder subir uma superficie de 90°.
4. Hoko Jutsu (técnicas de correr), aqui se aprende a correr de várias formas: com passos cruzados, em superfícies escorregadias e silenciosamente.
5. Taihenjutsu Muto Dori no Kata (Técnica de mudar o corpo para capturar sem espada) envolve a prática de controlar um oponente armado (com uma espada geralmente) enquanto se estar desarmado.

Outro grupo de técnicas que podem ser considerados como parte do Taihen é a prática de Kamae (atitude), que se refere as várias posturas corporais usadas na prática do Taijutsu. Outro nome dado para essas posturas é Kurai Dori (posicionamento). Tanto atitude como posicionamento servem de dicas para se compreender a chave do Taihenjutsu. Tanto a atitude quanto o posicionamento são formas de se relacionar com algo, seja um oponente ou ao ambiente em geral. Outro fator a qual se deve atentar é de que uma atitude tem sua origem no espírito e se apresenta no corpo através das técnicas. Ao se treinar Kamae deve-se buscar exercitar essa harmonia entre corpo e espírito, entre o posicionamento e a atitude. De forma contrária, podemos aprender muito sobre a atitude (espírito) de nosso oponente ao estudar seu posicionamento (corpo) em relação a nós e ao ambiente.

A compreensão anatômica do corpo e dos fundamentos de sua movimentação são apenas pontos de partida para o verdadeiro treinamento de Taihenjutsu, que tem por objetivo ensinar o corpo a se adaptar naturalmente a qualquer situação adversa que possa se apresentar. O Taihenjutsu é, portanto, um dos pilares fundamentais da prática do Ninpo.

(English Translation)

Taihenjutsu (Body changing art)

The first thing for a martial artist is the re-conditioning of his body and it´s way of moving. This conditioning should strengthen the body, and at the same time, make it more flexible. I refer to a “re”-conditioning due to the fact that the body has been conditioned for a whole life from the habits each one maintains. In Ninjutsu flexibility assumes a much more important role than in martial sports where strength is seen as most important, nevertheless, this doesn´t mean that strength should be neglected. Much to the contrary, Takamatsu Sensei would say that there are three things in martial arts: the power of the body, the learning of the techniques and the power of the spirit. The body should be similar to bamboo that is firm and flexible at the same time. To do this there are various exercises that are aimed at strengthening the muscles and to expand the flexibility of the tendons. But the power of the body implies in more than firmness and flexibility, the body should be conditioned to adapt in a precise manner to any situation. It is also vital for a survival based art to not allow the opponent to perceive our martial training.

To accomplish all of this, one of the first things to be trained in Taijutsu (body technique) is the Taihenjutsu. If we consider the Junan Taisso (body conditioning) as part of the Taihen, we still have the training of:
1. Ukemi (receiving), this involves avoiding, break falls, rolling and blocking. In the training of Ukemi one seeks to develop the ability of the body to receive strikes and to fall without being injured.
2. Shiho Ten Chi Tobi, which refers to jumping in all directions, jumping high and jumping towards the ground.
3. Shoten no Jutsu (Running towards heaven), which involves running up angled surfaces until being able to run up a 90° surface.
4. Hoko Jutsu (running techniques), here one learns to run in various ways: with cross steps, in slick surfaces and silently.
5. Taihenjutsu Muto Dori no Kata (Body changing art to capture without a sword) involves the practice of controlling an armed opponent (usually wielding a sword) while one is unarmed.

Another group of techniques that could be considered a part of the Taihen is the practice of Kamae (attitude) which refers to the various body postures used in the practice of Taijutsu. Another name given to these postures is Kurai Dori (positioning). Both attitude and positioning serve as tips to understand the key to the Taijutsu. Both attitude and positioning are ways of relating to something, be it an opponent or the environment as a whole. Another factor to which one should be aware is that an attitude has its origin in the spirit and manifests itself in the body thru the techniques. In training Kamae, one should seek to exercise this harmony between body and spirit, between the positioning and the attitude. In an opposite fashion, we can learn a lot about our opponent’s attitude (spirit) by studying his positioning (body) in relation to us and the environment.

The anatomical understanding of the body and of the fundamentals of its movement are just starting points for the true practice of Taihenjutsu, which has as its objective to teach the body to adapt naturally to any adverse situation that may present itself. The Taihenjutsu is, therefore, one of the main pillars of the practice of Ninpo.

2 comentários:

  1. Olá John,

    muito bom o artigo. No tempo que pratico a arte marcial da Bujinkan o que posso perceber é que a técnica é apenas o meio de se chegar em algo mais, que seria a interação do ser junto a natureza, pois para mim que nunca pratiquei artes marciais entender essa mudança de atitudes é difícil, pois passei toda a minha vida me moldando para o meio em que me inseria e que isso foi me tornando uma pessoa quase que robótica...
    Mas aos poucos entendo esta maravilhosa arte que está me ajudando a enxergar a vida de outra maneira...

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  2. paz! olá John, quanto tempo! excelente artigo. obrigado por sua dedicação e sua generosidade em compartilhar este conhecimento.

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