segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Gadai - Os Cinco Elementos
Os cinco elementos (godai) são respectivamente (Chi, Sui, Ka, Fu e Ku) que são Terra, Água, Fogo, Ar e o Vazio. Cada um desses elementos diz respeito não necessariamente a terra ou ao fogo propriamente dito, mas a variadas combinações de calor, frio, umidade, secura, solidez, etc. Portanto um pensamento pode corresponder a um dos elementos, da mesma forma que uma determinada técnica pode ser impetuosa e violenta como o fogo ou sutil e incompreensível como o vento. Além das cinco técnicas que compõem o Sanshin no Kata (Kata dos Três corações) que são nomeados segundo os elementos, pode-se dizer que tudo que fazemos se encontra em um estado correspondente a um dos cinco elementos. Em Ucho Gasho no Kamae, o entrelaçar dos dedos é remanescente dos mudras (entrelaçar complexo dos dedos) budhistas que deram origem a prática de kuji-in do Shugendo (práticas esotéricas do budismo Mykyo). Hatsumi Sensei explica que esta Kamae (atitude) representa a unificação com o universo. Cada dedo representa um dos elementos, começando pelo mindinho representando Chi (Terra) e cada lado do corpo representando in yo ou ying e yang, positivo e negativo. Ao unir as mãos e entrelaçar os dedos representamos nossa atitude de unificação dos opostos e poderíamos inferir que as mãos representariam um sexto elemento que discutiremos adiante.
Podemos também dizer que nosso progresso segue um padrão similar. Começamos com Ashi Sabaki (movimentação dos pés). Este é um dos aspectos fundamentais da base do Taijutsu (combate desarmado) e o próprio Taijutsu é a principal ferramenta de desenvolvimento neste caminho. Se estivermos no lugar errado, na hora errada estamos perdidos. Podemos também inferir que este nível do treino envolve o aprendizado das técnicas marciais. Então temos a fluidez de movimento que se assemelha a água. O fogo vem com a convicção e força de espírito que somente anos de treino pode no conceder. No ar está a sutileza, o desapego às técnicas e ao uso da intenção livre do desejo de resultado. No vazio, todos esses elementos cancelam uns aos outros dando origem ao mundo misterioso de Kyojitsu (intercambio entre verdade e falsidade), pode-se se dizer que ele se caracteriza por um estado de consciência denominado Mushin (não-mente), representa um ponto de harmonização dos opostos.
Cabe agora abordarmos um sexto elemento, não que seja bem um elemento, mas o trataremos assim para uma melhor compreensão. Trata-se do que Hatsumi Sensei tem chamado de I-Shiki (conhecimento/consciência/deus). Este conceito foi revelado recentemente (2004), mas desde o início Sensei explicava as técnicas mais esotéricas da arte como Kiai (harmonização de energia), Kuki Nage (arremesso sem contato físico), KiHaku (vomito de energia), etc. como provenientes do “Pensamento e Olhos de Deus”. Essas técnicas referidas como Kami Waza (Técnicas divinas) não podem ser “treinadas”, são dons concedidos de acordo com a necessidade, resultantes da plena interação do Budoca (artista marcial) com o Divino através da disciplina na senda do budo. Representa a imersão da percepção num estado de transcendência além dos opostos.
(English Translation)
Soon to be posted.
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