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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Shinnenjutsu Parte 1 (Shinnenjutsu Part 1)



Este blog é dedicado a reflexões a cerca do lado Ura (interno) de nossa arte, mas ocasionalmente ele cederá espaço para textos mais técnicos. O texto a seguir é de autoria do Shihan Rob Renner e oferece uma perspectiva singular sobre detalhes técnicos fundamentais ao bom Taijutsu.

Shinnenjutsu – Parte 1
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Shinnenjutsu – 心念術
“Controlando a percepção de seu oponente”
Também traduzido como técnica da intenção, leitura mental, controle mental, e manipulação dos pensamentos e percepções dos outros, esse conceito se encontra no coração do Budo Taijutsu.

Importante:
Ao longo dos anos Sensei Hatsumi tem usado “temas” diferentes relacionados a alguma escola em particular da Bujinkan para ilustrar ou apontar para a essência do Budo. Semelhante a ter várias pessoas descreverem o mesmo objeto, o uso por Sensei desses temas, e as interpretações deles, para nos dar vários pontos de vista a partir dos quais possamos ganhar uma compreensão do Bujinkan Budo Taijutsu. Parece haver uma linha comum em todos esses temas, isto é, a manipulação de verdade e falsidade naquilo que nosso oponente percebe. Isso parece bastante óbvio na superfície, mash ha várias muitas opiniões divergentes quanto ao que isso signifique. Eu ofereço minha própria opinião; baseada na minha busca por uma explicação científica, e reproduzível para a “mágica” que Hatsumi Sensei é capaz de fazer. De maneira alguma estou declarando possuir “o segredo” para o Budo Taijutsu, mas o conteúdo neste artigo tem feito muito para minha compreensão, e para duplicar as habilidades que Hatsumi Sensei demonstra. Eu reservo o direito de mudar de opinião a qualquer instatnte conforme informação nova e melhor surgir que permita uma compreensão mais completa da arte do Sensei.

Parte 1: Percepção Visual
O Sensei está sempre falando que o Budo não tem nada a ver com ser forte ou fraco, rápido ou lento, tem a ver com assumer a forma do ataque e então manipular o que nossos oponentes acreditam estar acontecendo – shinnenjutsu. Agora a várias formas de se olhar para esse conceito, por exemplo, pode realmente haver algum tipo de força que pode ser transmitida de uma mente para a outra, entretanto, no quanto eu sei não possuímos as ferramentas para medir tal coisa numa forma tangível e reproduzível que possa ser ensinada sistematicamente. Então, o que eu quero me concentrar é na magia que está disponível a nós, as coisas que podemos físicamente realizar com nossos corpos ao treinar. Portanto, olharemos para shinnenjutsu através da idéia de controlar as percepções de seu oponente, nos focando nas duas áreas primárias de percepção relacionadas ao movimento:
Percepção Visual e Propriocepção (Perception do posicionamento do corpo).
Por conta do tamanho e da profundidade da informação, irei cobrir essas duas áreas em dois artigos diferentes. Esse artigo cobrirá o primeiro dos dois:
Percepção Visual:
O olho humano ver primeiro Movimento, depois Forma, e em terceiro Cor.
Falando em termos gerais, o que isso significa é que, conforme você se torna consciente de algo, é o movimento (relativo a sua posição) que é primeiro percebido, seguido pela forma da coisa que se moveu, e depois, por detalhes mais refinados, como cor e textura. Como que isso nos afeta em termos de nosso taijutsu? Como veremos abaixo, é realmente os primeiros dois que a nós importa.
1. Movimento
Se os olhos veêm movimento primeiro, então isso significa que o corpo de seu oponente irá reagir a qualquer movimento repentino ou grande que você fizer. Então, nosso objetivo, a fim de controlar a mente do seu oponente, é se mover o quão pouco e mais vagaroso o quanto possível. Como fazemos isso de maneira eficaz?
A preocupação primária é a sua distancia. Hatsumi Sensei chama o Budo Taijutsu a Arte Marcial de Distância por boas razões.
Vamos usar Muto Dori como um exemplo. Enquanto realiza muto dori, Sensei nos diz para colocar nossa cabeça num lugar fácil de ser cortada, enquanto movemos nossos pés para uma posição onde não podemos ser cortados. O que isso significa?
Para início de conversa, você deve estar na beira do alcance efetivo de golpear de seu oponente, significando que ele não pode golpeá-lo sem dar um passo. Sua distância deve ser tal que, conforme ele dá um passo a frente para golpe´s-lo, você tem a distância suficiente para simultâneamente dar um passo para traz além de seu alcance, mas só o suficiente!
(Sensei diz que a diferença entre estar perto demais e longe demais é da espessura de uma folha de papel!)
Se praticar esse conceito da forma que Hatsumi sensei o demonstra, você descobrirá que mover seus pés na verdade puxa a sua cabeça para além do alcance de seu oponente. O efeito no seu oponente ocorre quando ele lhe ataca, porque, no tocante do que ele pode perceber visualmente, você não moveu sua cabeça de maneira perceptível, então ele acreditara que foi bem sucedido em seu objetivo de lhe acertar – a mente dele, através de sua percepção visual, ainda acredita que a tua cabeça estar no mesmo lugar (shinnenjutsu). Isso o fará continuar com seu (agora obsolete) ataque, dando a você a oportunidade de afetá-lo de um ponto de vantage seguro.
O oposto disso é:
Iniciando seu movimento ao mover sua cabeça primeiro, um movimento instintivo baseado no reflex de susto, que pode ser removido de seu movimento habitual através de Treinamento Progressive de Impacto. (Esse protocol de treinamento é simples, mas sera deixado para outro artigo.)
Mover a cabeça primeiro dá ao nosso oponente toda a informação que ele precisa para corregir seu ataque seu ataque “no instante” (conforme estiver atacando). Isso se dar por conta de nossa abilidade dominante de perceber movimento e corretamente triangular a destinação de um corpo em movimento (movimento primeiro!)
(Sem mencionar que ao puxar sua cabeça para for a de alinhamento com seus ombros e quadris lhe torna vulnerável para o inevitável ataque seguinte , visto que você estará momentáriamente “preso” num lugar enquanto você luta para recuperar seu centro de equilíbrio, a fim de mover-se novamente!)
O próximo component que devemos considerear a fim de controlar a percepção visual de nosso oponente é:
2. Silhoeta (Forma)
Lembre-se, a segunda coisa que o olho humano percebe é silhueta (forma). Isso se refere a nossa posição em relação ao nosso atacante. Predominantemente, queremos estar “enquadrados” ou com o dorso de frente para nosso oponente. Se você já treinou uma vez sequer com Sensei, ou mesmo já assistiu seus vídeos, você perceberá que ele usa “shizen kamae” onde ele estar de frente para seus oponentes 99% do tempo. Isso não é porque ele é velho ou preguiçoso!
Uma das principais razões é essa: quando você estar tentando controlar a percepção do seu oponente queremos dar a ele um alvo, enquanto que ao mesmo tempo podemos nos deslocar para qualquer direção. Se você estiver enquadrado, e na distância primária correta, haverá um triângulo formado pela sua testa e ombros, o cerebro de seu atacante (percepção visual) se concentrará nesse triângulo, mesmo se fizer isso consciente ou inconscientemente.
(A cabeça e a parte superior do dorso são onde adquirimos a maior parte da nossa informação visual numa situação de luta.)
Conforme ele estiver rastreando este “triangulo”, você deve estar movendo-se com os pés, ele não terá consciência de como o resto do seu corpo se moveu para assumir controle do kukan. Quase todo mundo sabe sobre o estreitamento de foco (visão de túnel) que ocorre em situações de stress elevado, podemos usar isso para nossa vantagem ao mostrar a ele aquilo que queremos que ele veja (percepção visual).
Virar seu corpo completamente de lado para seu oponente apresenta um alvo menor, muito útil se else estiver atirando flechas ou lanças em você e você se encontra em formação com muitos outros soldados, mas menos útil se você quiser esconder a direção para onde pretende se mover. Quando você está de lado, você permitiu seu oponente “cruzar seu T” como dizem nas forces armadas, significando que ele pode colocar toda as armas dele em você, mas você só pode apresentar um lado (metade, ou menos, de suas armas) para ele. Devemos nos lembrar que as pessoas quase nunca lançam apenas um ataque, e quando você se vira tanto para estar de lado, você estará aberto para o próximo ataque.
Então, esteja de frente, apresentando um alvo que seu oponente sente que pode acertar facilmente. Porque você está nesta posição, você possui a mobilidade de se mover em qualquer direção. Também, já que sua posição frontal cria uma silhueta maior, enquanto você contra ataca, trazendo suas armas para ele a partir de sua linha de centro (atauqes justos e controlados… não golpes loucos, circulares que são fáceis de discernir e se preparar), ele terá muita dificuldade em perceber o que será o contra ataque até que seja tarde demais.
(Mantenha isso em mente: quando digo coisas como “fique de frente”, eu não quero dizer perfeitamente, ou todo o tempo! Lembrem-se, isso são diretrizes, como tal, sempre haverá exceções a regra. Por exemplo: quando se estiver escorregando para frente junto a lamina em muto dori, você por necessidade irá se virar de lado para o oponente – mas apenas por um breve instante, então você estará mais um vez de frente. A coisa importante é que você possa seguir essas diretrizes a vontade, e então será sua a escolha de se mover diferenciadamente, não forçado a você por que não pode fazer outra coisa!)
Então, a fim de controlar a percepção visual de seu oponente, de fato, controlando sua mente (Shinnenjutsu):
• Use uma kamae que permita você trazer todas as suas armas a seu oponente (dorso de frente).
• Mova-se com seus pés primeiro, permitindo que sua cabeça seja puxada ou empurrada na direção que você quer.
• Mova-se o quão pouco e o mais lento possível.
Essas duas pessas: movimento e silhueta, são realmente apenas o começo. Óbviamante há muito mais ao assunto de percepção visual do que posso comentar em um artigo breve, coisas como:
• 1 movimento corpóreo, 2 passos
• Mova-se pra baixo, e então por cima
• Deixe sua cabeça no lugar, mova seu corpo
E muitos outros princípios do Budo Taijutu. Sem mencionar o estudo das teorias em mudança constante sobre a conexão do funcionamento mente/olhos. É também verdade que você não pode começar a realmente entender esse tipo de coisa sem treino suficiente sob alguém qualificado a ensiná-lo a você. Há mais muita profundidade para se compreender o movimento que descrevi acima.
Enquanto muitas pessoas já possuem uma boa noção na importância de controlar a percepção visual de seu oponente, é a segunda área, o da Propriocepção, que tem sido negligenciada, mas que no entanto segura a chave para algumas das maiores “mágicas” no budo de Sensei Hatsumi.

No próximo artigo irei introduzi-los às idéias de Disfunção Proprioceptiva e Dissonância Proprioceptiva.
Se você tem perguntas ou quer entrar em contato comigo, por favor, acesse www.zeropointbujinkan.com.
Rob Renner
Agosto de 2007

(English Translation)

Go to: http://zeropointbujinkan.com/2010/01/shinnenjutsu-part-1/

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