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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Shinnenjutsu – 心念術 Parte 2: “Propriocepção " (Shinnenjutsu Part 2: "Proprioception"




Em Parte 1 deste artigo sobre Shinnenjutsu, falamos sobre Percepção Visual, e como ao controlar a percepção visual de seu oponente, se controla de fato sua mente.

Agora vamos examinar um pouco das coisas realmente divertidas: Propriocepção, e como você pode tomar controle da mente de outra pessoa através do toque. Essa área é muito comentada na Bujinkan (termos de sinestesia como; relaxe, não use força, etc.), mas compreender o mecanismo de controlar a percepção dos outros através do toque, e como aplicá-lo, é outra questão totalmente distinta.
Deixe-me afirmar aqui que isso de forma alguma é a resposta “definitiva” e completa para a “magia” que Hatsumi Sensei e alguns dos Shihans demonstram, mas serve para conduzir ao longo de uma grande distância, para dar-lhe um jogo de ferramentas que lhe permitiram ver e compreender, bem como realizar, os tipos de coisas que Sensei faz com seu Budo Taijutsu.

Antes de se aprofundar, precisamos compreender um pouco sobre o que é Propriocepção.


O Sentido Proprioceptivo se refere ao input e feedback sensorial que nos informa sobre movimento e posicionamento corpóreo. Isto é, a posição do corpo em relação a si próprio (ex. os braços em relação ao dorso), e o corpo em relação ao que quer que esteja tocando (o chão, uma cadeira, outra pessoa, etc.). É um dos “sentidos profundos” e pode ser considerado o “sentido de posição”.
Seus “receptores” (denominados de proprioceptores) estão localizados dentro de nossos músculos, juntas ligamentos, tendões, e tecidos conectivos. A pele, quando esticada ou beliscada, também desempenha um enorme papel em percepção de posição.

Se esse sentido proprioceptivo não estiver recebendo ou interpretando informação corretamente dentro desses músculos, juntas etc., então nos referimos a Disfunção Proprioceptiva.

Sem mensagens apropriadas a respeito de se os músculos estão sendo esticados, se as juntas estão se dobrando ou esticando, do quanto de cada uma dessas coisas está acontecendo, as pessoas terão os seguintes sinais “clínicos” de Disfunção Proprioceptiva (na verdade uma doença)...
• “Planejamento motor” dificultado, ex. conceitualizar e descobrir o que cada parte de seu corpo precisa fazer para mover-se de certa forma ou completar uma tarefa (o que é um sentido inconsciente para nós, se torna um sentido consciente, frustrante e ativo para eles).
• Dificuldade em executar aqueles movimentos planejados; “controle motor” (o cérebro pode saber o que fazer, mas não conseguem fazer seus corpos fazê-lo).
• Dificuldade em “graduar o movimento”; saber quanta pressão é necessária para completar uma tarefa (ex. segurar um copo de água, segurar e escrever com um lápis, virar a página de um livro, bater uma bola de golfe até o buraco, etc.).
• Dificuldade com “estabilidade de postura” ; ex. a habilidade de segurar e manter os próprios músculos posturais e suas respostas, dando a si um senso de segurança durante o movimento.

Como você pode ver com o que foi mencionado acima, esse sentido de Propriocepção é um componente chave e enormemente importante para nós no estudo do Budo Taijutsu. Por mais que não estejamos criando um estado permanente de Disfunção Proprioceptiva, os efeitos imediatos são os mesmos e, portanto, úteis para nossos propósitos.

Relacionada à idéia de Disfunção Proprioceptiva é a idéia de Dissonância Proprioceptiva.

Dissonância significa desentendimento ou incongruência, a idéia de Dissonância Proprioceptiva se refere a uma situação onde o sentido proprioceptivo está sendo dado duas ou mais mensagens diferentes, causando a mente a enviar informação comprometida de volta para o corpo.
(É importante notar que sua resposta proprioceptiva está no nível do sistema nervoso que possui um tempo de resposta muito rápido, não o muito mais lento processo de pensamento consciente de ordem superior que tipicamente associamos á “mente”).

Agora que temos uma definição de Propriocepção e porque poderíamos querer causar Disfunção e Dissonância Proprioceptiva, vamos ver algumas formas de implementá-la em nosso taijutsu.


Disfunção Proprioceptiva

Primeiramente, os receptores nas juntas enviam duas peças de informação importantes para a mente:
• Amplitude de movimento
• Velocidade de movimento

Amplitude se refere a distancia que uma junta se moveu, enquanto velocidade, é claro, se refere ao quão rápido uma junta está se movendo.

Amplitude
Então, quando uma junta (braço, perna, cabeça, etc.) está se movendo longe demais, seus proprioceptores enviam um sinal alertando sua mente que você precisa fazer um ajuste. Se um atacante o segura em “kumiuchi” e você responde empurrando ou puxando seu braço, seu corpo irá naturalmente se ajustar a fim de manter uma posição forte e equilibrada.

Você pode usar essa reação de duas formas.



Método 1:


A primeira é não mover os braços (relativo ao dorso do oponente), mas mantê-los no mesmo lugar e mover o corpo ao redor deles. Nisso é onde o princípio de “mover o corpo ao redor da arma e não a arma ao redor do corpo” (sabaki gata) vem à tona.

(Não se prenda na palavra “arma”, no caso de omote gyuaku, a “arma” é o punho, ou a parte que você está utilizando para controlar seu oponente. É muito semelhante a um fulcro e seu corpo é a alavanca).

Na Bujinkan Zero Point Dojo aqui no Japão, usamos a idéia de Contato Inicial (o momento em que você “entra em contato” com seu atacante) para transmitir o princípio de sabaki gata. (No momento que ocorre o corpo a corpo, haverá uma “forma” a onde seus dois corpos estarão conectados, então olhe para os ângulos entre os braços e dorso do oponente – essa é a forma).
A fim de que você possa criar Disfunção Proprioceptiva, você precisa deixar essa “forma” a mesma enquanto se move com os pés, até o ponto onde o equilíbrio dele for tomado, mas não tão longe que ele tenha que tomar um passo ou cair. Se você movê-lo além desse ponto, o sentido de equilíbrio dele irá se ativar e ele recuperará a própria estrutura.
(Isso talvez seja um pouco difícil de fazer no início, mas virá rápido com um pouco de prática).

A coisa importante aqui é isso: seu oponente acreditará que seu equilíbrio e estrutura estão bem, porque você manteve pequena a amplitude do movimento.

A outra peça importante relacionada a isso é velocidade.

Velocidade

Quando falamos em velocidade aqui, é sempre relativa a velocidade do atacante. Você quer essencialmente espelhar o tempo de seu movimento. No exemplo acima para kumiuchi, se seu atacante coloca tensão em seus braços e lhe pressiona, você deve se mover no tempo dessa pressão. Isso soa auto-evidente, mas a maioria de nós irá querer mover-se mais rápido numa tentativa de “vencer nosso oponente à reta final” por assim se dizer. Isso é contra produtivo para a meta de controle mental.
Você provavelmente é familiar com o conselho de ir devagar enquanto pratica seu taijutsu. Além da necessidade de adquirir habilidade (pelo qual você precisa fazer primeiro devagar, então gradualmente em velocidades mais rápidas a fim de conseguir integração máxima) existe outra razão para se mover devagar: isso engana o sentido proprioceptivo de seu oponente (shinnenjutsu).

A fim de demonstrar isso, pegue o braço de alguém por perto e puxe-o com força, você verá como ele automaticamente ajustará para acomodar e se tencionará. Isso se chama de stretch-reflex (stretch = alongar), é uma ferramenta proprioceptiva e seu propósito é proteger o músculo de incorrer dano, essa reação (o apertar dos músculos em torno da parte do corpo sendo puxada com força) é amplificada numa situação de alta tensão. Isso também significa que você estará ajudando seu oponente gerar mais força contra você. Ao menos que você esteja confiante que é capaz de sobrepujar em força qualquer pessoa que você encontrar, tente evitar isso.
Igual a controlar a percepção visual de nosso oponente, você quer se mover primeiro, mas mover-se lentamente. Quando você sentir que está se movendo lentamente o bastante, tente move-se mais lentamente ainda. Na prática, leve ao mais lento possível enquanto se mantém uma boa estrutura.

O Segundo método para brincar é;


Método 2:

Propositadamente mover o braço do seu atacante para gerar a resposta proprioceptiva que você precisa dele.
Novamente, a partir de kumiuchi, dessa vez você pode empurrar com seu braço direito no braço esquerdo dele como se você fosse aplicar mushadori, ao mesmo tempo girando o próprio corpo e suavemente escorregando seu cotovelo esquerdo sobre o braço direito dele. No momento em que ele reagir ao movimento de seu braço esquerdo (resposta proprioceptiva) ao corpo dele ser tencionado na tentativa de evitar que você aplique o mushadori, você então cai direto para baixo, capturando o braço direito dele com seu esquerdo no “verdadeiro” mushadori! Esse é um exemplo mais óbvio de shinnenjutsu.

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Dissonância Proprioceptiva
Ao se implementar Dissonância Proprioceptiva buscamos enviar sinais incorretos ou incompletas ao sentido proprioceptivo, de fato controlando a mente de nosso atacante através do engano. Agora, com Dissonância Proprioceptiva, nós tomaremos controle da mente de nosso oponente (sentido proprioceptivo) através da confusão (enviando informação demasiada e/ou incompleta).

A fim de fazer isso com sucesso há vários princípios de movimento que você precisa implementar:

• Muitos Pontos de Contato – cobrir como “Filmito” o corpo dele com o seu”.
• Empurre – Não Puxe.
• Use movimentos 3 dimensionais (espirais ou arcos).
• Mover-se ao espaço que eles precisão ocupar no próximo movimento.
• “Deslizar” juntamente aos contornos do corpo


Muitos Pontos de Contato:

Na Bujinkan somos advertidos a manter “o maior número de pontos de contato possíveis”. A compreensão comum disso é porque nos permite “controlar” (através do sentimento) o que nosso oponente está fazendo. Isso é bastante verdadeiro, mas há outra razão pela qual é tão útil, porque todos esses pontos de contato estão enviando informação para o sentido proprioceptivo de nosso oponente (ele também está sentindo), o que significa que podemos mandar a informação que queremos mandar, criando Dissonância Proprioceptiva (controle mental).

Eu uso o termo “filmito” (o plástico que se usa para embrulhar comida e guardar na geladeira), porque, quando você cobre comida, o filmito assume a forma da comida, mas não chega a mover a comida!

Porque você tem esses pontos de contato, você pode aplicar pressão com todo o corpo, (joelhos, cotovelos, quadril, etc.) não apenas as mãos. Isso significa que a mente de seu oponente está ocupada tentando acompanhar todas as fontes de informação que está chegando, muito mais do que está acostumado a lidar no dia a dia. Já que você está “cobrindo” o corpo de seu oponente, você pode aplicar pressão específica pela estrutura do seu oponente.
(Como aplicar pressão será abordado a seguir)


Empurre não puxe:
Essa idéia é um pouco mais difícil de comunicar em termos do que é intencionado com “empurrar e puxar”. Em termos gerais, a força da sua pressão deve viajar para fora do corpo (empurrar), não viajar de volta para o corpo (puxar). O movimento da sua força quando está fazendo uma flexão é, obviamente, um empurrar; o movimento de aplaudir é um puxar, pois se suas mãos não parassem uma a outra elas continuariam a viajar até tocarem o corpo.
Quando você estiver tocando seu oponente, ele estar dependendo de você para feedback proprioceptivo que permite eles manterem equilíbrio e postura – de fato, você o esta apoiando. O ato de empurrar remove este apoio. Puxar faz o oposto; ao puxar, ele se move para mais perto de seu centro, o que dar a eles quantidades crescentes de informação válida que o sentido proprioceptivo deles irá tirar vantagem.


Use Movimentos Tri Dimensionais (Espirais ou Arcos):
Dissonância Proprioceptiva ocorre ao se receber informação demasiada ou incompleta. Portanto, queremos usar movimentos mais complexos (3D), ao invés de movimentos menos complexos (2D).
Se você empurrar o ombro de seu oponente diretamente para trás isso envia alguma informação para o sentido proprioceptivo dele, se você empurrar seu ombro em um arco em direção a linha fraca dele (90 graus em relação a linha que atravessa os calcanhares dele), isso envia uma quantidade vastamente maior de informação para o sentido proprioceptivo dele. Agora, se você empurrar os quadris dele num arco de 90 graus em relação ao arco pelo qual seu ombro está sendo projetado, você sobrecarregará o sentido proprioceptivo dele, mais uma vez controlando sua mente.
Mova-se ao Espaço que Ele precisa Ocupar no Próximo Movimento:
Conforme você se move em torno de sue oponente, mantendo bastante contato, empurrando ao longo de seu corpo, não empurrando, você precisa se mover ao espaço que ele precisará no PRÓXIMO movimento. Hatsumi Sensei está sempre falando sobre “tsugi tsugi” o próximo próximo, significando, observe para onde seu oponente terá que se mover no próximo movimento a fim de lhe atacar com sucesso, então tome o espaço (controlando o kukan).

Por Exemplo; se você empurrar alguém a seu quadrante esquerdo, traseiro, você precisará mover-se em torno do corpo e até esse espaço primeiro! A essa altura, ele estará levemente encostando-se a você, pois você ainda estará os “envolvendo” como filmito, o que significa que ele está agora dependendo em você para o próprio equilíbrio e sentido de posição. A partir dessa posição é bastante fácil “apagá-lo” visto que não poderá responder apropriadamente a qualquer coisa que você fizer.
(Como você pode imaginar, a fim de fazer isso bem, você terá que está muito próximo a seu oponente. Ao treinar. Eu falo em mantê-los em sua “zona de abraço”, o lugar onde alguém estaria se você estivesse abraçando-os. Isso significará menos distância a se cobrir.)

Deslizar Juntamente aos Contornos do Corpo:

Hatsumi Sensei faz isso frequentemente, ao invés de empurrar seu oponente, ele gentilmente “desliza” seu braço ou perna ao longo do corpo de seu oponente. Há uma resposta de toque que reage a isso, causando o corpo a se mover para longe do toque. Se você empurrar forçosamente o efeito é negado.
Por exemplo; se você colocar levemente a sua mão esquerda no ombro de seu oponente, então deslizá-la ao longo da costa dele ao ombro oposto, você descobrirá que ele trocou o próprio equilíbrio para frente de seu pé esquerdo.
(É Claro que se ele souber o que você está fazendo com antecedência ele resistirá e se moverá de outra forma!).

Já que isto é uma mudança sutil, é mais útil quando seu oponente já está se movendo.
A fim de realmente apreciar isso (e todos os fatores de Dissonância Proprioceptiva), deve ser sentido pessoalmente. Qualquer um que já treinou com Hatsumi Sensei já o ouviu dizer isso. Outra coisa que Sensei diz, em cada aula, é para brincar como essas idéias.


Esse breve artigo realmente não tem como fazer justiça ao assunto abordado. Eu encorajo todos a examinar o papel que Propriocepção assume em nossa arte marcial e vir ao Japão e estudá-lo pessoalmente.

Se você quiser mais informação ou quiser treinar nesses conceitos diretamente, vá até: www.zeropointbujinkan.com.

(English Translation)

Go to: http://zeropointbujinkan.com/2010/01/shinnenjutsu-part-2/

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